Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Luiz Carlos Sandes Paranhos - Maceió
Luiz Carlos Sandes Paranhos - Maceió

Paranhos

LUIZ CARLOS SANDES PARANHOS nasceu em Maceió-AL, no dia 06 de junho de 1952. Músico e compositor, trilhou a sua vida profissional nas áreas de eletricidade e música, parecendo ser esta última a paixão preferencial da sua vida.

Em 1969, aos 17 anos, ingressou na antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL), atual Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no curso de Eletrotécnica e iniciou seus estudos musicais com o trombone de pistões, tendo como professor o saudoso Mestre Manuca, na Banda de Música da mesma escola. O despertar pela música ocorreu durante as solenidades de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional, por vezes a de Alagoas e a da ETFAL, que acontecia todas as segundas-feiras pela manhã e à tarde, com a participação da Banda de Música executando hinos pátrios.

Como eletrotécnico, trabalhou na Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), onde permaneceu de 1973 a 1975, vindo a participar da Banda de Música dos funcionários da empresa, sob a regência do Maestro Expedito Aguiar, juntamente com seus colegas Izael Tonheiro, Luiz Alves Tobias e Luiz Cláudio (o Branco).

Em 1º de agosto de 1975 foi para Salvador-BA, trabalhar no Polo Industrial Petroquímico de Camaçari, na empresa COPENE, hoje Braskem. Em 1982, volta a estudar música na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Curso Preparatório de Música. Neste ano, estuda trombone com o professor Horst Karl Schwebel e em 1983 estuda composição com o professor Lindenberg Cardoso.

Participou também, em 1982, da Oficina de Frevos e Dobrados, com o mestre Fred Dantas. Ainda aluno de graduação, entre 1982 e 1986 fez parte da Banda Sinfônica da UFBA, sob a regência de Schwebel. Ainda em Salvador, em 1985, compôs um dobrado em homenagem ao Mestre Manuca, sua composição nº 001.

Iniciou seus estudos de graduação em Composição e Regência em 1992, na Escola de Música e Artes da UFBA, estudando até o 3º período anual, afastando-se por motivos de saúde. Aposenta-se em 1996 e volta para Maceió, onde ingressa na Licenciatura em Música da UFAL. Conclui o curso em 1999 e faz diversos trabalhos com música popular, como instrumentista e na área de produção musical.

Em 2004, reestrutura e legaliza a Banda de Música Maestro Bráulio Pimentel, da cidade de São Miguel dos Campos-AL, que permaneceu sob sua regência no período de 15 de janeiro de 2004 a 30 de outubro de 2011. Aliada à banda, formou uma Escola de Música onde era professor, formando a grande maioria dos músicos participantes daquela Banda.

Em 2007, começou a fazer parte da Federação das Bandas de Música e Fanfarras de Alagoas (FEBAMFAL), onde desempenha a função de Maestro Geral. Fundou, em 2009, a Orquestra de Frevo Los Paranhos. Em 2012, participou do Pró-Bandas da Secretaria de Cultura de Alagoas, realizando a digitalização do Hino Oficial do Estado de Alagoas, para o site da referida Secretaria. Também foi eleito como representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Música/CNPC/MinC, para um mandato de dois anos (dezembro de 2012 a dezembro de 2014), conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 18 de fevereiro de 2013. Em fevereiro de 2015, é eleito presidente da Federação das Bandas de Música e Fanfarras de Alagoas (FEBAMFAL), para um mandato de quatro anos. Paralelamente a essas atividades, continua a compor, somando-se, atualmente, pouco mais de 90 peças, sendo a maioria para Banda de Música, além de arranjos para Orquestra de Frevo.