Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Antônio Tarciso Pereira - Penalva-MA (Ver Resumo Biográfico)
Antônio Tarciso Pereira - Penalva-MA (Ver Resumo Biográfico)

Tarciso

ANTÔNIO TARCISO PEREIRA nasceu em Penalva-MA, no dia 15 de fevereiro de 1944. O músico, compositor e trombonista Tarciso, ou Major Tarciso, aposentado do Exército Brasileiro, também serviu no 59º BIMtz, aqui em Maceió-AL, onde tive a felicidade de conhecê-lo. No início da década de 1980, o Tarciso foi um dos grandes colaboradores nas apresentações musicais que fazíamos nos palcos de nossa capital — inclusive em minhas participações nos Festivais Universitários, promovidos pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFAL – Universidade Federal de Alagoas — e em gravações na Rozenblit, em Recife-PE.

Não só plantou a semente do amor em sua cidade natal, mas também em Maceió, tanto pela Cidade Sorriso como pelos muitos amigos que soube e pôde fazer, o que é uma das suas nobres especialidades.

Não se contentando em ficar para sempre distante da Terra dos Caetés, após um longo caminho percorrido por esse Brasil imenso, regressou para aqui replantar a última porção desse umbigo penalvense. Vejamos a ordem de transferências da vida profissional desse abnegado militar: De São Luís-MA para Aracaju-SE, em 1974; De Aracaju para Maceió, em 1978; De Maceió para Santana do Livramento-RS, em 1985; De Santana do Livramento para Maceió, em 1987; De Maceió para São Luís, em 1990; De São Luís para João Pessoa-PB, em 1991, onde passou para a reserva em 31-12-1994, retornando definitivamente para Maceió, em 1996, decerto por achar dentre as cidades que percorreu, a que mais lhe dedicou um imenso aconchego, tornando-se, também, uma das paixões de sua vida.

Obs.: Este compositor fixou residência em Alagoas há vários anos.