Gilvan Bispo
GILVAN BISPO SANTOS nasceu em Maceió-AL, no dia 29 de março de 1960, filho de Benedito Bispo dos Santos e Maria Rita Bispo dos Santos, ambos in memoriam.
Fez o Curso Primário, correspondente ao Fundamental I, no Grupo Municipal Silvestre Péricles, entre os anos de 1968 a 1972, no bairro do Pontal da Barra. No Colégio Municipal Rui Palmeira, no bairro do Vergel do Lago, continuou os seus estudos, concluindo o Curso Ginasial, correspondente ao Fundamental II, no período de 1973 a 1976.
De 1977 a 1979, fez o antigo Curso Científico, atual Ensino Médio, no Colégio Estadual Moreira e Silva, localizado no CEPA - Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, situado no bairro do Farol.
Aos 17 anos de idade, precisou começar a trabalhar para ajudar nas despesas domésticas, tendo sido o seu primeiro emprego na função de Mensageiro (Office Boy), com sua CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social devidamente assinada em 01 de abril de 1977.
Sem ninguém na sua família que o estimulasse para seguir a arte musical, só despertou o interesse pela música aos treze anos de idade, logo tendo abandonado por falta de incentivo para continuar, pois seus pais não tinham qualquer condição para comprar um instrumento. Tentou entrar para o mundo do futebol, na Escolinha do CSA (Centro Esportivo Alagoano), porém não ocorreu o sucesso desejado.
Em verdade, a música não foi apagada da sua memória, insistindo no aprendizado e iniciando suas composições, o que resultou no seu encaminhamento para a área da ARTE PRIMEIRA.
Em 1994, aos 34 anos de idade, portanto, GILVAN BISPO, como é conhecido no meio artístico-musical, participou de um concurso musical da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, porém não teve a sua música colocada na campanha desse ano, mesmo tendo sido aprovada.
Em 1995, participou do Festival Canta Nordeste, promovido pela Rede Globo Nordeste de Televisão, tendo uma música classificada, cujo título é Zumbi, Negro Guerreiro.
Em 1996, participou do Concurso de Música, promovido pelo CPP (Centro de Pastoral Popular - Goiás), com as músicas Mãe do Salvador e O Menino Jesus classificadas e gravadas no CD Natal em Família, produzido entre os anos de 1997 e 1998.
Também participou do Festival promovido pela SEPLAG - Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas, com as músicas Som Brasileiro e Toada De Um Cantador.
Em 2022, participou de um festival promovido pela SECULT-AL (Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas), com a música Donde Vem o Sururu?.
Além de compositor, GILVAN BISPO também é poeta e está em fase de conclusão do livro Apenas Um Pescador No Mundo da Poesia. Ele se sente agradecido a DEUS pelos dons que recebeu, como também sobejamente agradecido à sua esposa, seus três filhos, genros, nora e amigos pela força nesta missão. Concluindo, ele diz: MINHA FAMÍLIA É A MINHA RAZÃO DE VIVER E ESCREVER.