Chico Elpídio
FRANCISCO ELPÍDIO DE GOUVEIA BEZERRA nasceu em Maceió-AL no dia 11 de novembro de 1951. Filho de Guiomar de Gouveia Bezerra e Manoel Elpídio Bezerra, Chico Elpídio, como é conhecido no meio artístico, é músico, compositor, cantor e arranjador.
Dono de um raro refinamento musical, compositor de harmonias sofisticadíssimas, Chico Elpídio faz parte da profunda tradição chorona, sambista e bossa novista de Alagoas. Apaixonado por essa cidade, sua terra natal, Chico Elpidio desenvolve forte sentimento por seu chão, por céu e por seu mar, e vai cantá-los à sua maneira: lapidando melodia cuidadosamente, burilando acordes, encontrando caminhos musicais cuja beleza não é apenas pura manifestação de talento, mas uma expressão de cuidado, homenagem e reverência por Maceió e Alagoas.
Nas rádios, nas novelas, nos bares, nos teatros e há décadas, o compositor Chico Elpídio é uma das figuras centrais na linha da música popular criada em Alagoas. Por sua sofisticação, por sua inesgotável criatividade (que superou até mesmo os limites da amputação), por seu desejo de tradição musical da terra em que nasceu, Chico Elpídio se insere entre os grandes da música na terra dos Caetés e alhures.
Pablo de Carvalho (autor do texto acima)
INÍCIO DA TRAJETÓRIA MUSICAL
Chico Elpídio começou a cantar e compor aos dezessete anos e o seu primeiro contato com o violão aconteceu em 1968, através do amigo José Maria Dantas Mendes, funcionário do Banco do Brasil, cuja residência era ao lado da Igreja dos Martírios, no centro da capital alagoana. Nos fins de semana Zé Maria, como assim era conhecido, ia aprender os primeiros acordes com o cantor e violonista Geraldo Costa e posteriormente lhe repassava as harmonias. Nos anos seguintes surgiram as bandas musicais, onde começou a pôr em prática os aprendizados de notas e harmonias adquiridos com o Zé Maria. A sua primeira oportunidade aconteceu no Conjunto¹ Os Caetés do Colégio Guido de Fontgalland; posteriormente no The Jet Days, uma ramificação do The Jet Stones; depois o Som Sete, Grupo Salvação, Os Marcianos, Os Diamantes, Kuka Samba e, finalmente, na Boate Cavouco, tocou ao lado de Zailton Sarmento, Cláudio Carlos, Beto Barbosa, Pacuã, Edson do Sax e Jazon Ramos.
PARCEIROS
As primeiras composições foram em parceria com Paulo Renault Braga Villas Boas e Geraldo Érico Acioli Rebelo. Com ambos compôs mais de quarenta músicas. Em seguida iniciou parceria com o Psiquiatra Marcondes Benedito de Farias Costa, um dos grandes apoiadores do Grupo Terra. No único LP do Terra, foram incluídas cinco músicas compostas com diversos parceiros: seu irmão Edson Bezerra, professor e poeta, com quem compôs várias músicas, algumas já gravadas nos CDs DUAS CARAS e DILÚVIO. – Em 1981, com Edson Bezerra e César Rodrigues compôs Canto do Chão, obra vencedora do III Festival Universitário de Música, promovido pelo DCE/UFAL, Gestão 82/83. – Teógenes Rocha, um grande amigo, teve a oportunidade de estudar durante um ano no Colégio Moreira e Silva, no CEPA – Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas, bairro do Farol, Maceió-AL. Nos intervalos iam à residência de Teógenes, localizada bem perto do Colégio, no Bairro do Pinheiro, para tocar violão e compor. – Outro compositor, Eliezer Setton, foi apresentado por Hélvio Braga Villas Boas, que sempre falava maravilhas do amigo, até então, desconhecido. Logo marcaram um encontro e o Chico começou a escutar suas composições, convidando-o, posteriormente, para ingressar no Grupo Terra onde iniciaram uma parceria vitoriosa, pois conseguiram vencer alguns Festivais de Música, inclusive o Canta Nordeste-AL, no ano de 1994, indo representar Alagoas na grande final, realizada em Recife-PE, concorrendo com todos os estados nordestinos. – Pablo de Carvalho, atual parceiro musical, tem sempre merecido um destaque especial das suas composições incluídas na gravação do CD CONTEMPORÂNEO, gravado em 2011. Atualmente, têm criado canções para a cantora Lara Melo, cujas músicas encontram-se disponíveis nas diversas plataformas digitais. – Pedro Cabral teve a publicação da poesia Um Blues na Noite Fria, encontrada pelo Chico Elpídio no Facebook, que a musicou e a encaminhou para sua devida apreciação. – Com Zailton Sarmento criou uma única música, Cavalhada, que foi incluída no LP do Grupo Terra.
GRUPO TERRA
Em 1979, este grande e nobre artista criou o Grupo Terra, cujo único propósito era o de cantar músicas só de compositores alagoanos, dentre eles: Marcondes Costa, Marcos Maceió, Tânio Barreto, Juvenal Lopes, Reinaldo Costa, José Cavalcante, Laerson Luiz e dos compositores do próprio Grupo: Chico Elpidio, Edson Bezerra, Marcos Vagareza e Eliezer Setton.
O Terra teve duas formações. A primeira, com Chico Elpídio, violão e voz; Edson Bezerra, voz; Zailton Sarmento, viola, cavaquinho e vocal; Messias Gancho, contrabaixo; Cláudio Carlos, bateria; Jorge Quintella, flauta; Marcos Vagareza, voz e Nelson, percussão. Posteriormente, devido à saída de Marcos Vagareza e de Nelson, a seu convite ingressaram os cantores Eliezer Setton e César Rodrigues. Na percussão, foi o Beto Batera. Devido à nova proposta musical do grupo, convidou o guitarrista Zé Barros e o tecladista Jiuliano Gomes.
O Grupo Terra participou e realizou apresentações em vários estados do Nordeste, no SOM BRASIL e em inúmeros Festivais de Música, além de Festivais de Cultura, tais como: Festival de São Cristóvão em Sergipe, Festival de Verão em Marechal Deodoro-AL, Festival de Cinema em Penedo-AL e outros. O primeiro Festival de Música que o Grupo Terra participou foi realizado pela Rádio Difusora de Alagoas, em 1978, produzido pelos radialistas Haroldo Miranda e Floracy Cavalcante, tendo sido classificado em primeiro lugar com a música Pássaro de Prata, autoria de Carlos Moura e Edson Bezerra. Conquistou também o primeiro lugar no Canta Nordeste-AL com a música Serra Pau, em parceria com Eliezer Setton. Entretanto, o Festival mais importante e disputado em Maceió-AL foi o III FUM - Festival Universitário de Música, em 1981, promovido pelo DCE/UFAL, onde o Grupo Terra também foi clasificado em primeiro lugar com a música Canto do Chão, uma autoria de César Rodrigues, Chico Elpídio e Edson Bezerra.
D I S C O G R A F I A
LP GRUPO TERRA
O único LP do Grupo Terra foi gravado em 1980 no estúdio CLAVE – Recife-PE, produzido pela WARNER BANDEIRANTE DO NORDESTE, sob a Direção Artística de João Lyra, Direção de Gravação de Zé da Flauta e Rubens Argolo e Técnica de Gravação por João Carlinhos. Desse LP, as músicas Morada Sertaneja e Noite Sertaneja foram incluídas em outro LP, intitulado O SOM DA TERRA. Em 1980, a música Maria Fumaça fez parte da trilha sonora da novela da Rede Bandeirantes de Televisão, O Meu Pé de Laranja Lima. Fez parte da trilha sonora da novela Rosa Baiana, exibida pela Rede Bandeirantes, em 1981, a música Literatura de Cordel.
Lado A
Minha Terra Marcus Vagareza
Pássaro de Prata Carlos Moura e Edson Bezerra
Literatura de Cordel José Cavalcante e Marcondes Costa
Mote e Vida Peregrina Chico Elpídio e Eliezer Setton
Noite Sertaneja Marcondes Costa
Cavalgada Zailton Sarmento e Chico Elpídio
Lado B
Morada Sertaneja Chico Elpídio, Marcondes Costa, Eliezer Setton e Paulo Renault
Mote Bem Brasileiro Tânio Barreto e Marcondes Costa
Estórias do Tempo Antigo Laerson Luiz
Maria Fumaça Chico Elpídio, Paulo Renault e Eliezer Setton
Meu Nordeste Chico Elpídio e Marcondes Costa
Frevo do Gonguila Zailton Sarmento
DUAS CARAS
Em 1995, gravou o CD batizado como DUAS CARAS. Esse título se deve à parceria firmada com o cantor e compositor Almir Lopes, para juntos dividirem os custos e as faixas do CD. A Produção Executiva e Musical ficou por conta desses compositores, sendo gravado na UNISON, em Recife-PE, que teve como Técnico de Gravação e Direção Artística, Adelmo Tenório e Félix Baigon, respectivamente. A mixagem foi realizada por Adelmo Tenório, Antônio do Carmo, Félix Baigon, Chico Elpídio e Almir Lopes; a criação da Capa e do Encarte ficou a cargo da 666 Propaganda e os arranjos foram de Chico Elpídio e Almir Lopes, cada um nas suas respectivas composições.
Músicas de Chico Elpídio
Amar Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Limites Chico Elpídio e Edson Bezerra
Luana Chico Elpídio e Edson Bezerra
Solidão Chico Elpídio
Música no Ar Chico Elpídio
DILÚVIO
O CD Dilúvio foi gravado de agosto de 2001 a abril de 2002 no AM Studio, tendo como técnico de gravação o talentoso Paulo Medeiros. A mixagem foi feita por Almir Medeiros, Paulo Medeiros, Jiuliano Gomes e Chico Elpídio. Este CD registra a excelente parceria com o poeta Geraldo Rebelo, desde a adolescência, visto que das dez músicas gravadas sete são de sua lavra. A revisão final ficou por conta do Dalton Melo Sá. Após nove meses de trabalho ao lado de músicos talentosíssimos, a gravação foi muito prazerosa e o resultado não poderia ter sido melhor. O CD contou com a participação especial da Cantora Wilma Araújo, na faixa 2, com a música Cais.
Maceió, Meu Xodó Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Cais Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Vertente Musical Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Me Deixe te Amar Chico Elpídio
Em Resumo Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Angústia de Uma Volta Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Novo Horizonte Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Dilúvio Chico Elpídio e Edson Bezerra
Onde Eu Me Encontro Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Evolução Chico Elpídio e Paulo Renault Villa Boas
CONTEMPORÂNEOS
A gravação do CD Contemporâneos foi realizada no Studio Gravamusic/AL, durante os meses de agosto a outubro de 2011. A produção executiva foi de Pablo de Carvalho e Chico Elpídio; os arranjos por conta de Fabinho Oliveira e Jiuliano Gomes; Técnicos de Gravação, Jair Donato e Fabinho Oliveira; Mixagem e Masterização a cargo de João Donato, Fabinho Oliveira e Jiuliano; Projeto Gráfico e Fotos do Encarte, Simone Cavalcante. Já as fotos dos artistas ficaram sob a ótica do fotógrafo Dalton Melo Sá. Esse trabalho contou com a participação especial da cantora Luciana Guimarães nas faixas 3 - Déjà Vu, 8 – Canto de Carnaval e 9 – Reencanto.
CD E RESPECTIVAS FAIXAS
Elegante Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Andando Down Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Déjà Vu Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Contemporâneos Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Olhando Iulana Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Caravela Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Punhal Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Canto de Carnaval Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Reencanto Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Cana Blues Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Confissão Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Valsa do Homem Novo Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
OUTRAS GRAVAÇÕES
LP Boca de Forno - Volume Dois (1980)
Os Grandes do Baião Chico Elpídio e Marcondes Costa
LP CONVITE – Quarteto Vozes e Chorinho Novo (1981)
Exaltação ao Frevo Chico Elpídio e Marcondes Costa
LP III Festival Universitário de Música – DCE/UFAL (1981)
Raízes Chico Elpídio e Eliezer Setton
Canto do Chão César Rodrigues, Chico Elpídio e Edson Bezerra
LP PÁSSARO DE PRATA – Rádio Difusora de Alagoas (1978)
E Agora Cante Cantador Chico Elpídio e Paulo Renault Braga Villas Boas
Prelúdio nº 01 Chico Elpídio
Nara Cordeiro
Sempre Assim Chico Elpídio e Teógenes Rocha
CD De Brasília ao Nordeste Viajando no Forró
Lagoas Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
CD Canta Nordeste ano 1994
Serra Pau Chico Elpídio e Eliezer Setton
CD Eliezer Setton – CD Cio do Grão (1996)
Vida e Morte de Vaqueiro Chico Elpídio, Marcondes Costa e Eliezer Setton
CD Teatro Solidário (1997)
Em Resumo (Nara Cordeiro) Chico Elpidio e Geraldo Rebelo
CD Femucic Maringá (1998)
Fuga em Serenata Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
CD Leureny Barbosa – Dama da Noite
Ato Contínuo Chico Elpídio e Eliezer Setton
CD Telma Soares Canta Marcondes Costa (2002)
Produção: Marcondes Costa
Produção e Direção Musical: Chico Elpídio
Noite Chico Elpídio e Marcondes Costa
Disseram Que Eu Dependo de Você Chico Elpídio, Marcondes Costa e Noel Rosa
Solidão Chico Elpídio e Marcondes Costa
CD Miragem – Dulce Miranda (2002)
Em Resumo Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
CD Beleza Delicadeza – Wilma Araújo (2002)
Onde eu me Encontro Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
CD Ana Costa
Noite Fuga em Serenata Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Noite Chico Elpidio e Marcondes Costa
2º Festival SESC de Música Alagoana (1999)
Ais de Amor Chico Elpídio e Eliezer Setton
3º Festival SESC de Música Alagoana (2000)
Repente Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
CD IV Festival SESC da Música Alagoana (2002)
Rogando Chico Elpídio
CD Teatro Solidário – SESC Alagoas
Em Resumo Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
CD I Festival Em Cantos de Alagoas
Cão Vadio Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
CD II Festival Em Cantos de Alagoas
Violeiro Cego Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
CD III Festival Em Cantos de Alagoas
Toada Caseira Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
CD Cá Entre Mim – Lara Melo (2018)
Cá Entre Mim Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Elegante Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Duas Solidões Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Fiz Questão Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Cão Vadio Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Sexta-Feira Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Novidades Conhecidas Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Solidão Chico Elpídio
Violeiro Cego Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
CD Mar de Vazão – Wilma Miranda (2019)
Solidão Chico Elpídio
SHOWS
Chico Elpídio - Show Maceió Cidade Aberta Música e Poesia
Direção: José Márcio Passos
Poemas: Paulo Renault Braga Villas Boas
Músicas: Chico Elpídio e parceiros
Realizado no Teatro Deodoro e Teatro de Arena Sergio Cardoso
Lara Melo - Show Vertente (músicas de Chico Buarque e Chico Elpídio)
Lançamento do DVD no Teatro e Arena Sérgio Cardoso no dia 27 de outubro de 2016
Lara Melo Show Mar de Harmonias - a música de Chico Elpídio
Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo em Arapiraca, no dia 18 de maio de 2017
Teatro Arte Pajuçara, no dia 25 de maio de 2017.
Amar Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
As coisas são o que são Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Me Deixe te Amar Chico Elpídio
Caravela Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Poder é Querer Chico Elpídio e Eliezer Setton
Cão Vadio Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Culpa Reciproca Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Amor Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Toada Caseira Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Ais de Amor Chico Elpídio e Eliezer Setton
Limites Chico Elpídio e Edson Bezerra
Solidão Chico Elpídio
Violeiro Cego Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Vertente Musical Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Contemporâneos Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Novidades Conhecidas Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Elegante Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Baião Modelo Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
VÍDEOS – www.youtube.com em Alagoas Arte e Cultura
Lara Melo
Violeiro Cego Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Caravela Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Amar Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Amor Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Toada Caseira Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Fiz Questão Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
As Coisas São o que São Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Me deixe te Amar Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Ais de Amor Chico Elpídio e Eliezer Setton
Suave Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Elegante Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Cão Vadio Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Novidades Conhecidas Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Cristhiane Lins www.youtube.com
Duas Solidões Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Mel Nascimento www.youtube.com
Samba do Absurdo Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Chico Elpídio www.youtube.com
Em Resumo Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Poder é Querer Chico Elpídio e Eliezer Setton
Maceió meu Xodó Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Onde eu me encontro Chico Elpídio e Geraldo Rebelo
Solidão Chico Elpídio
Punhal Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Banda Gafieira Caprichosa www.youtube.com
Sexta-Feira Chico Elpídio e Pablo de Carvalho
Gafieira Caprichosa Chico Elpidio e Pablo de Carvalho
Canta Nordeste www.youtube.com
Poder é Querer Chico Elpídio e Eliezer Setton
¹Forma como antigamente eram chamados os grupos musicais.