João Melo
JOÃO AFONSO DE MELO nasceu na cidade de Recife-PE, em 29 de setembro de 1958. Cursou o básico entre a capital pernambucana, São Paulo-SP e Belém-PA, tendo realizado o Curso de Administração em Campinas-SP. Começou a se interessar pela música, ante a possibilidade de compor. Na verdade, fez mais pelo prazer das amizades, não conseguindo parar a sua produção, visto que a DONA INSPIRAÇÃO sempre o tem visitado com certa insistência.
Leitor contumaz desde os 5 anos de idade, não dispensa os grandes nomes da literatura brasileira, deleitando-se com os clássicos, vindo, em seguida, história e biografias.
Como securitário, trabalha desde 1977, sempre como gestor comercial em vários cargos de confiança. Casado com Isaura Melo, tem dois filhos: Felipe e Gabi. Depois das atividades profissionais, o tempo que lhe resta dedica ao violão de uma forma muito modesta, assim como ele próprio afirma. Desenvolveu a capacidade de pôr letras em músicas dos amigos parceiros. Participou de alguns Festivais, como o que foi promovido pelo DCE da UFAL – Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Alagoas, nos idos de 1981, onde classificou uma canção, Samba da Ilusão, gravada em disco por este DCE. Noutra participação musical em nível nacional, foi vitorioso no Festival de Música do Banco Nacional, com uma música gravada em disco.
A sua obra é composta por mais de oitenta músicas de estilos diversos. Extremamente hábil em suas criações, com um requinte muito especial e pouco comum entre os compositores brasileiros na produção de letras, às vezes demora uma eternidade para a finalização de uma poesia. Exigente na busca das palavras perfeitas para os mais variados contextos, é um amante que muito se distancia de simples melodias, todavia respeitando os gostos e opiniões de quem escuta suas canções, cuja elaboração passa por um filtro extremamente eficaz.
Obs.: Este compositor fixou residência em Alagoas há vários anos e é parceiro dos alagoanos José Gomes Brandão e Zailton da Silva Sarmento.