Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Rosiane Rodrigues Cavalcanti - Piranhas
Rosiane Rodrigues Cavalcanti - Piranhas

Rosiane

ROSIANE RODRIGUES CAVALCANTI é natural de Piranhas-AL, nascida em 14 de junho de 1948, filha de Antonio Rodrigues Pereira e Marília Rodrigues Cavalcanti. Médica Psiquiatra e Professora Universitária foi graduada em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em 1972. Realizou os cursos de Pós-Graduação em Personalidade e Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e de Administração Hospitalar na Fundação São Camilo de São Paulo.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

- Professora Universitária nas disciplinas de Psiquiatria, Psicopatologia e Psicofarmacologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC, no Instituto de Psicologia.
- Médica Psiquiatra do Serviço Ambulatorial do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (antigo Inamps), por aprovação em Concurso Público Federal.
- Diretora do Hospital Portugal Ramalho, Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, Coordenadora Regional de Comunicação Social do Inamps, Coordenadora do Setor de Tratamento Fora Domicílio do Inamps e Revisora Técnica de Contas Hospitalares daquela Instituição (antigo Inamps).
- Médica Supervisora da antiga Fundação de Saúde e Serviço Social do Estado de Alagoas – FUSAL, Médica Auditora do Ministério da Saúde, Chefe do Escritório de Representação do Ministério da Saúde do Estado de Alagoas, cuja nomenclatura passou a Gerência Estadual do Ministério da Saúde do Estado de Alagoas, em sua gestão.
- Secretária de Cultura e Turismo do Município de Piranhas-AL. Membro do Conselho Estadual de Entorpecentes, Conselho Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Saúde, Secretária Municipal de Saúde do Município de Piranhas-AL, de 05 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012 e Secretária Executiva da Secretaria de Estado da Cultura, em exercício.

ATIVIDADES CULTURAIS

Escritora e compositora é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL, da Academia Maceioense de Letras, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames, Grupo Literário Alagoano, Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores, Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais, Associação Alagoana de Imprensa e Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.
- Destaca-se também como ocupante da cadeira número 22 da Academia Alagoana de Letras, empossada neste 2019, cujo patrono é Rosalvo Ribeiro.
- Laureada com as Comendas Culturais: “Poeta Jorge de Lima”, outorgada pela Câmara Municipal de Maceió, ano 2000, “Escritor Cipriano Jucá”, outorgada pela Academia Maceioense de Letras, ano 2002 e “José Bento da Cunha Figueiredo Júnior”, outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
- Homenageada no dia 18 de outubro de 2001, em solenidade comemorativa ao “Dia do Médico” na Sociedade de Medicina de Alagoas, pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
- Participação destacada nos Festivais Universitários de Música Popular Brasileira, em Maceió-AL, nos anos de 1968 e 1969, como compositora e intérprete.
- Participações musicais, com faixas gravadas de composições de sua autoria (letra e música), no LP Convite (1981), uma produção independente de alagoanos, no LP Primeiro e Único (1987) do cantor nordestino Pageú do Sertão, no CD Alagoas meu encanto, volume 2 (2001), uma produção cultural do Governo de Alagoas e do CD Apaixonante (2003) da cantora alagoana Maria de Jesus.
- Fundadora e responsável pelas edições do Jornal do CSEP, jornal “O Cacto” (em sua segunda fase de circulação), Revista da Sobrames/Alagoas e publicação dos “Anais do XII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores (1988), sediado em Maceió-AL, sob a sua Presidência.
- Participou como colunista titular do jornal Tribuna de Alagoas da coluna Arte & Cultura, no período de abril de 1999 a setembro de 2000 e colunista titular do jornal A Notícia, da coluna Espaço Acadêmico da Academia Maceioense de Letras de 30/03/2003 a outubro de 2005.
- Trabalho musical: doze composições de sua autoria (letra e música), gravadas no CD intitulado LEURENY canta Rosiane Rodrigues, com direção artística do maestro Almir Medeiros (2003).
- É autora do Hino de Piranhas (letra e música), composto em 1973, oficializado pela Câmara Municipal de Vereadores.
- Livros publicados de sua autoria: O Inocente (1967), Alma e Poesia (1977), Uma Vida Simplesmente (1983), Pêndulo de Vida (1985), Chispada (1986), Bico de Luz (1990), Piranhas, Retrato de uma Cidade (1999), Pequeno Dicionário de uma Psiquiatra (2001), A Tentação do Anjo (2001), Prometeu – Mitologia em Poesia (2003), Vestido de Neblina (2012), Piranhas, Retrato de uma Cidade 2ª Edição (2013), Solidão do Céu (2015) e "Experiência de Vida – Momentos e Razões" (2018).