Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Marcos de Farias Costa - Maceió
Marcos de Farias Costa - Maceió

Marcos Costa

MARCOS DE FARIAS COSTA nasceu em Maceió-AL, no dia 21 de setembro de 1952, numa família de oito irmãos, três dos quais não existem mais, e pais que eram primos entre si. Segundo o Marcos, sua mãe cantarolava baixinho, mas era muito desentoada. Já o seu pai gostava de cantar, sendo admirador de Carlos Galhardo, Emilinha Borba e Dick Farney. Onde nasceu, na antiga Rua do Hospital, atual Rua Barão de Maceió, centro da capital alagoana, fervilhava de música e de canções. Foi influenciado por irmãos que gostavam de cantar, sobretudo o mais velho, José Haroldo da Costa, que arranhava o cavaquinho, o violão e o realejo (gaita).

Em frente à sua casa, morava o Coronel Grozela, diretor artístico da Rádio Difusora de Alagoas, que punha diariamente Francisco Alves e Orlando Silva, com volume invasivo. Um vizinho, Oscar Medeiros, montou uma Rádio em sua casa, a PRK-30, com programas de calouros e danças, e possuía uma imensidão de discos.

Morando nas proximidades, não raro a sua cabeça era visitada por música do Teatro Deodoro, não menos de vizinhos pianistas, como Dona Celme Medeiros e do Francisco Pugliesi, tocando Branca. Mas sofreu influência maior, e por toda vida, de seu irmão Marcondes Costa, compositor, que circulava com Luiz Wanderley, Roberto Becker, Zailton, Brandão, Juvenal Lopes, Tânio Barreto, Guido Uchôa e outros nomes. Assim, começou compondo, observando os Festivais Universitários, na época do regime militar, e os compositores brasileiros que surgiam, como Chico Buarque, Edu Lobo e Caetano Veloso, além de programas como os de Blota Júnior e Flávio Cavalcanti.

Participou de Festivais nos anos 80 e outros que se seguiram. Tem 5 CDs gravados, gosta de fazer choro, samba, xote e tango. Tem parceria com inúmeros compositores e citá-los seria temerário, pois inevitavelmente esqueceria algum nome. Escreveu uma biografia sobre Juvenal Lopes e muitos artigos na imprensa local, tratando de Música Popular Brasileira. Costuma dizer que a vida segue e ele segue com ela, sem saber o que verá adiante, mas sempre preparado para o que vier.