Jovelino
JOVELINO JOSÉ DE LIMA nasceu em Arapiraca-AL, no dia 28 de julho de 1936. Em 1979, numa das visitas que fiz ao meu querido e saudoso amigo Capitão Jonas Duarte, à época Regente da Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas – PMAL, dele recebi uma "convocação" para tocar trompete na Orquestra de Frevo do Maestro Jovelino Lima.
Depois de uma boa conversa regada a muita música, na sala da Banda de Música do Quartel Geral da PMAL, aceitei o convite e nos programamos para os ensaios que sempre ocorriam em Arapiraca. Concretizou-se, então, o início de uma amizade com o amigo Jovelino que, graças a DEUS, prosperou e se mantém sempre firme. O Maestro Jovelino conduzia a sua orquestra e os músicos de uma forma muito respeitosa, tranquila e serena, dos ensaios aos bailes carnavalescos, incluindo as gravações dos LPs da série Carnaval Temperatura, que ocorreram em Recife-PE, na gravadora Rosenblit, onde tive o prazer de participar das gravações de dois deles, em 1980 e 1981.
Foram sete os discos lançados, sendo o primeiro em 1976 e o último em 1982. Por conta do avanço tecnológico e, principalmente, da era digital, tornou-se inviável a produção, até mesmo de CDs, visto que a pirataria também tomou conta, em especial, do mercado fonográfico. Aqui, quero registrar o convívio sempre pacífico e alegre entre todos os músicos que compunham a orquestra, corroborado pelo comportamento que presenciávamos no Maestro Jovelino Lima. Homem simples, amigo, onde jamais teve assento a arrogância e a vaidade, compreensivo e de uma humildade ímpar, como assim se pode até hoje constatar.