Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Everaldo Borges - Maceió
Everaldo Borges - Maceió

Everaldo

EVERALDO BORGES nasceu em Maceió-AL, no dia 18 de março de 1964. Músico, compositor, arranjador e regente, iniciou os estudos teóricos de Introdução à Música e Prática de Saxofone com seu genitor, aos 17 anos de idade. Nos dois primeiros anos, estudou e praticou o seu instrumento em casa, ao tempo em que ouvia e pesquisava vários saxofonistas, além do seu pai que enchia os quatro cantos da casa com sambas, choros e frevos.

Em 1984, Everaldo já tocava nas noite maceioenses, tornando-se músico profissional. Após o falecimento de seu progenitor, resolveu seguir a sua carreira, sendo incorporado, em 1986, à Banda de Música da PMAL – Polícia Militar do Estado de Alagoas. Estudou Harmonia Tradicional, Moderna e Improvisação com o Professor Antônio do Carmo, conhecido e reconhecido como um pianista muito competente das Alagoas. Participou do Simpósio de Regentes e Mestres de Bandas Militares no Rio de Janeiro-RJ e fez o Curso de Regente pelo PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, no Espaço Cultural da UFAL – Universidade Federal de Alagoas.

Através de seus conhecimentos, Everaldo se tornou um dos regentes e arranjador da Banda de Música da PMAL. Marcou presença, acompanhando, como convidado, artistas bastante conhecidos: Dona Ivone Lara, Cláudio Zoli, além do exímio trompetista Joatan Nascimento e da não menos famosa cantora Ithamara Koorax. Também acompanhou o cantor Máclem Damasceno em turnê pela Europa (França, Suíça e Holanda). Numa produção independente, gravou dois CDs de música instrumental: LINGUAGEM PRÓPRIA e NO QUARTO ESCURO. Também gravou com diversos artistas alagoanos, dentre os quais figuram: Carlos Moura, Júnior Almeida, Eliezer Setton, Francisco Elpídio, Osman Araújo, Máclem Damasceno, Ibys Maceió, Leureny Barbosa, Ricardo Mota, Fernando Melo e Ádila Becker.