Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Ivan Bulhões - Santana do Ipanema
Ivan Bulhões - Santana do Ipanema

Ivan

IVAN BULHÕES nasceu em Santana do Ipanema-AL no dia 21 de julho de 1939. Entre as atividades em que atuou, de assistente de alfaiate a escriturário, de professor da UFAL – Universidade Federal de Alagoas a engenheiro do Banco do Brasil, exerceu a função de cronista do Jornal de Alagoas, na década de 60.

Aos 10 anos de idade, em sua cidade natal, aprendeu solfejo com o clarinetista da Banda Municipal daquela cidade, seu pai Pedro Bulhões. Nos anos 60, já morando em Palmeira dos Índios-AL, funcionário do Banco do Brasil, teve aulas de violão com o Maestro José Gonçalves, o Mestre Zequinha, também violonista, violinista, compositor e arranjador. Formaram, então, um duo, violão e violino, com apresentações em saraus na cidade. IVAN voltou para Maceió-AL, onde fizera o Colegial e se graduou em Engenharia Civil na UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Durante três anos, morou em Salvador-BA, onde participou de vários grupos de choro, porém nenhum profissional. Transferiu-se para Bauru-SP em 1979. Fez Curso de Harmonia com o Professor de Música George Vidal e estudou piano com Hilda Campos e, em seguida, com Nelson Bergamini, sem, contudo, deixar de participar sempre de grupos de choro existentes em Bauru.

Foi clarinetista da Orquestra Veritas, mantida pela Universidade USC – UNISAGRADO – Centro Universitário Sagrado Coração
que, em parceria com a TV Globo local, durante 15 anos levou às cidades daquela região o Projeto Música na Praça, resultando na gravação de dois CDs, inclusive. Atualmente, é integrante do grupo de choro do Professor Paulo Villaça. Atualmente aposentado, o músico e compositor IVAN continua residindo em Bauru.