Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Célio Miranda  Medeiros - Prainha-PA (Ver Resumo Biográfico)
Célio Miranda Medeiros - Prainha-PA (Ver Resumo Biográfico)

Célio

CÉLIO MIRANDA MEDEIROS nasceu no dia 04 de abril de1951 no município de Prainha-PA. Eram 9 irmãos, sendo 6 homens e 3 mulheres. Aos 8 anos de idade mudou-se para Belém-PA, onde iniciou sua vida estudantil, concluindo o curso superior de Engenharia Elétrica na UFPA – Universidade Federal do Pará, em 1975. No ano seguinte se mudou para Maceió-AL para trabalhar na CEAL – Companhia de Eletricidade de Alagoas. Em 1979 retornou a Belém para trabalhar na CELPA – Centrais Elétricas do Pará.

Músico, compositor e cantor, CÉLIO destaca que nunca foi músico profissional. No entanto, sempre gostou de compor, cantar e tocar violão com seus irmãos e amigos. O seu pai tocava instrumentos de corda e sopro, um dos principais motivos para que toda a família gostasse de música.

Participou de festivais de Samba Enredo na Império de Samba Quem São Eles, uma das maiores Escolas de Samba do grupo principal de Belém. Não foram poucas as oportunidades que teve de tocar em encontros de amigos (batucadas), com grandes músicos e cantores de Belém, Maceió e Macapá-AP. Fez parte da Banda Pura Energia, de uma empresa geradora de energia elétrica multinacional que tocava em eventos beneficentes e da própria empresa. CÉLIO é o compositor do Hino da Escola de Primeiro Grau Olímpia, de São Paulo-SP, tendo sido o vencedor, neste festival, com muitos outros concorrentes.

Sempre esteve envolvido com a ARTE PRIMEIRA, juntamente com seus irmãos, também compositores, Manoel Lucival, Juarez e Edeval (Edê). Dentre as várias composições que compõem a sua obra musical, algumas foram feitas em parceria, como Coisas do Pará, com o cantor, compositor e músico alagoano, José Brandão (Brandão), além de outras com seus irmãos Juarez e Edê.

Obs.: Este compositor, que desde sempre se considera um alagoano de coração, fixou residência em Maceió-AL, trabalhou na antiga CEAL (Companhia de Eletricidade de Alagoas) durante alguns anos e é parceiro de José Gomes Brandão.