Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Eraldo Estevam da Trindade - Matriz de Camaragibe
Eraldo Estevam da Trindade - Matriz de Camaragibe

Eraldo Trindade

ERALDO ESTEVAM DA TRINDADE nasceu em Matriz de Camaragibe-AL, no dia 17 de maio de 1936, filho de José Estevam da Trindade e Joana Luduvina da Trindade. Reside na Rua Santa Fernanda, 1180, no bairro de Jatiúca, Maceió-AL, CEP 57035-670, casado com Verônica Costa da Silva da Trindade. Militar da reserva, é músico, compositor, cantor e regente, tendo conduzido a Banda de Música da PMAL – Polícia Militar do Estado de Alagoas durante os últimos anos de suas atividades profissionais naquela corporação.

Cursou o fundamental no Ginásio Professor Crispiniano Portal e o 2º grau no Colégio Padre Brandão Lima, ambos na capital alagoana. É graduado em Licenciatura e Canto pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas, no Curso de Música. Também cursou Teologia Pastoral, no período de 1976 a 1978, no Instituto Teológico Pastoral da Arquidiocese de Maceió; Preparação e Formação de Mestres de Bandas de Música, no Departamento de Assuntos Culturais do SENAC, no ano de 1982, aqui, em Maceió; Reciclagem de Mestre de Bandas, na Fundação Nacional de Arte – Projeto Bandas 1986, em Marechal Deodoro-AL.

Os seguintes certificados foram conquistados por esse nobre profissional: — Habilitação de Clarinetista – Ordem dos Músicos do Brasil – Rio de Janeiro, em 1962. — IX Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, na Final de Bandas Musicais e de Concertos na função de jurado, nos quesitos Harmonia, Melodia, Ritmo, Arranjo, Transcrição e Adaptação Musical, no ano de 2001, em Aracaju-SE. — I Campeonato Paraibano de Bandas e Fanfarras, na função de jurado, nos quesitos Melodia, Ritmo, Arranjo, Harmonia, Transcrição Musical, no ano de 2002, em João Pessoa-PB. — Comenda da Ordem do Pinto, Grau Cavaleiro, em Maceió, no ano de 2002. — Comenda Poeta Cavalcanti Barros, Academia Maceioense de Letras - 2007 - Maceió.

Suas experiências profissionais incluem: – Compositor e Arranjador para Corais, Bandas e Fanfarras; – Músico da Filarmônica Bom Jesus, como clarinetista e requintista; – Regente da Banda Filarmônica Bom Jesus de Matriz de Camaragibe; – Músico da Banda da PMAL; – Como 1º Tenente, assumiu o posto de Regente da Banda de Música da PMAL; – Regente da Filarmônica de Penedo-AL; – Professor do Curso de Extensão da UFAL – Universidade Federal de Alagoas nas disciplinas: Canto, Teoria Musical e Solfejo; – Professor Substituto da UFAL – Universidade Federal de Alagoas nas disciplinas: Teoria Musical, Acústica, Instrumentação, Fisiologia da Voz e Estudo Melódico; – Regente do Coral do São Vicente, em Maceió; – Regente do Coral Raio de Luz da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Maceió; – Regente do Coral Vozes do Carmo da Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Maceió; – Participante da Regional de Música Litúrgica da CNBB, 1995/1998; – Professor da Academia Militar de Alagoas; – Membro da Confederação Nacional de Bandas de Músicas e Fanfarras do Brasil.

Além de incontáveis arranjos, diversas são as suas composições, onde se incluem Dobrados, Valsas, Fantasias, Choros, Peças para Corais, podendo destacar alguns títulos, tais como: BENEDITO HENRIQUETA, ZAIR ARRUDA, JOSÉ FABIANO, CEL. LANIVALDO CABRAL DE MELO, CEL. JOSÉ ALMEIDA, CEL. RONALDO DOS SANTOS, TEN. EDISON CAMILO DE MORAIS, DOM BOAVENTURA KOPPENPURA. Dentre os Dobrados Evangélicos, podemos mencionar: PASTOR NELSON BONAPARTE, ALTAMIR DE SOUZA SANTOS, PASTOR HEMANN MARCONI NASCIMENTO TRINDADE. As valsas VERÔNICA E EVERILDA marcam as suas composições. As Fantasias A LENDA DE ACAIENE; MARIA BONITA; LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO; ZUMBI, O REI DOS PALMARES, além de outras, são peças de importância destacada para a música alagoana. Além dos Choros OS CAPRICHOS DE VERÔNICA, ZAILTON NO CHORO, BRANDÃO NO CHORO, somam-se outras inúmeras composições desse baluarte da ARTE PRIMEIRA, tais como as Peças Para Coral: AVE MARIA, DEUS IMORTAL, AS TUAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO, SHALON, ALVORADA SERTANEJA, POR TI AMAR, NÃO TOQUE NUNCA UMA ROSA , EU VOU VOLTAR PRA MACEIÓ, PALHAÇO, QUE BELEZA O DIA CLAREOU! O QUE PASSOU, EU ESTOU ENAMORADO, PAI NOSSO HERÓI. Inúmeros outros arranjos e composições ampliam o leque da obra musical do MESTRE ERALDO TRINDADE.

Uma das homenagens marcantes foi 50 Anos com a Música, da Filarmônica Bom Jesus – 1952-2002, como a Expressão de Gratidão ao antigo aluno, Mestre e Maestro Eraldo Trindade.