Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Ely Johnson Silva Rodrigues - Porto Calvo
Ely Johnson Silva Rodrigues - Porto Calvo

Ely

ELY JOHNSON SILVA RODRIGUES, músico, compositor, cantor e arranjador, nasceu em Porto Calvo-AL, no dia 26 de setembro de 1993. Incentivado por seus pais, teve seus primeiros ensinamentos musicais no antigo órgão da Igreja Matriz aos quatro anos de idade, em companhia de seus irmãos, com o então pároco de sua cidade, o Pe. Expedito (em memória). 

Nestas ocasiões, teve contato com algumas músicas do cancioneiro popular e, principalmente, religiosas com suas harmonias, o que colaborou com seus estudos de percepção musical e canto desde bastante jovem. Aos nove anos, ingressou na Associação Filarmônica Bom Jesus, na cidade de Matriz de Camaragibe-AL, sob a supervisão do Maestro José Rubens dos Santos, estudando teoria musical e, posteriormente, aprendendo a tocar clarinete. Nesta mesma época iniciou sua participação na Banda Sete de Setembro, em sua cidade natal. Em 2007, foi para Maceió-AL estudar no então Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas – CEFET-AL, atualmente Instituto Federal de Alagoas – IFAL, tendo, no ano seguinte, conhecido o Maestro Almir Medeiros, que ministrava cursos de extensão em música naquela instituição.

À época, Almir era professor da Unidade de Ensino Descentralizada – UNED Marechal Deodoro do CEFET, situada no município do mesmo nome, em Alagoas. Em 2009, foi convidado pelo Maestro Almir para participar do concerto alusivo aos 100 anos da Rede Federal de Escolas Técnicas, homenageando o Maestro Manoel Leandro Simplício, o lendário Mestre Manuca, regente da Banda de Música da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas – ETFAL

Multi-instrumentista, Ely foi convidado pelo Maestro Almir Medeiros para acompanhá-lo em cerimônias de casamento, tocando teclado e, depois de algum tempo, para tocar saxofone na saudosa Orquestra Conexão Latina, quando, então, inicia a sua trajetória, abrilhantando as festas das noites maceioenses. Nesta mesma orquestra, conheceu o trompetista Siqueira Lima, que o apresentou às cenas do samba e do choro em Maceió, onde tem participado de diversos programas, gigs e gravações em estúdio. Atualmente, participa da Orquestra Expresso Latino e da Gafieira Caprichosa, além de outros vários projetos paralelos para os quais é convidado, sempre com a mesma alegria no rosto e paixão pelos instrumentos que toca.