Passinha
MANOEL CAPITULINO DE CASTRO, conhecido como MANOEL PASSINHA, nasceu em Pão de Açúcar-AL, no dia 11 de outubro de 1908***. Apaixonado pela música, concluiu o curso ginasial. Em 1917, aos doze anos de idade, passou a integrar a Banda Filarmônica da Sociedade Musical Guarany, que tinha como seu condutor o Maestro Manoel Vitorino Filho, conhecido como Mestre Nozinho, um respeitado estudioso da música em Pão de Açúcar. O seu primeiro instrumento foi caixa.
Ainda na Filarmônica, passou a tocar trompa, tendo feito a sua primeira apresentação como trompista em 1924, com um bloco carnavalesco pelas ruas de Pão de Açúcar.
No ano de 1925, veio para Maceió-AL, a fim de ingressar no Serviço Militar, iniciando a sua participação na Banda de Música do 20º Batalhão de Caçadores, como clarinetista. Multi-instrumentista, Manoel Passinha tocava flautim, saxofone, trombone, cavaquinho, violão, bombardino e outros instrumentos. Porém, em toda sua trajetória musical, destacou-se como regente e compositor. Faleceu em Maceió no dia 3 de junho de 1993, deixando um legado musical com centenas de obras em vários estilos.
*** Feita a correção da data de nascimento, através de informação do seu conterrâneo, o grande músico e compositor Billy Magno.