Almir Medeiros
ALMIR SANTOS DE MEDEIROS nasceu em Maceió–AL, no dia 26 de outubro de 1963. Com uma atuação de quase 40 anos de música, Almir Medeiros se destaca como multi-instrumentista, especialmente como Maestro, atuando como músico, compositor, produtor e arranjador.
Almir Medeiros iniciou seus estudos musicais na Banda de Música da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas – ETFAL, com o saudoso Mestre Manuca, o Professor e Maestro Manoel Leandro Simplício, que lhe ensinou as primeiras notas no clarinete. No violoncelo teve como mestre o Professor Nelson Campos, da Universidade Federal da Paraíba. Em 1990 obteve o diploma de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Especializou-se em arte-educação pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC e concluiu o título de Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 2017. Atuou como violoncelista na Orquestra Sinfônica de Sergipe, na extinta Orquestra Filarmônica de Alagoas, onde também foi Regente, além de violoncelista. No período de 1990 a 1996, foi violoncelista e, posteriormente, Regente da Orquestra de Câmara da UFAL. Fundou em 2007, na cidade de Marechal Deodoro-AL, o Quarteto "A La Sax", grupo de saxofones que já fez várias apresentações dentro e fora do Estado de Alagoas.
Como compositor e arranjador, trabalhou em vários projetos, a exemplo da criação da trilha sonora para o Parque Memorial Zumbi dos Palmares, com artistas consagrados nacionalmente como Djavan, Toni Tornado, Lecy Brandão, Chica da Silva e Carlinhos Brown. Em 1997 recebeu o prêmio de destaque do ano na música alagoana pela composição do balé Festança, que trata de uma viagem pelo folclore alagoano, desde o bumba-meu-boi até o guerreiro. O prêmio foi oferecido pelo Governo Municipal através da EMTURMA – Empresa de Turismo de Maceió. Em 2006, participou da montagem da ópera "A Flauta Mágica", do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, regendo esta importante obra da música universal, com a participação de solistas internacionais e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Já se apresentou ao lado de vários artistas de expressão nacional como Leila Pinheiro, Lecy Brandão, Roberta Miranda, Djavan e Arthur Moreira Lima. Dirigiu o Show de Inauguração do Teatro Gustavo Leite, com a participação do consagrado cantor e compositor Djavan, onde atuou também como arranjador e instrumentista.
Em 2016, o Maestro Almir Medeiros foi o diretor musical do espetáculo "Maceió 200 anos", comemorativo ao aniversário de duzentos anos da cidade de Maceió, onde, além de dirigir o espetáculo, trabalhou na elaboração dos arranjos. Atualmente, é professor de música do INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL, onde coordena os projetos "musicalização através de instrumentos de cordas friccionadas" e "formação da Camerata Jovem" deste instituto de ensino, além de ser o atual Regente da Orquestra Sinfônica Universitária – OSU, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.