Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

José Carlos Lyra - São José da Laje
José Carlos Lyra - São José da Laje

Dydha Lyra

JOSÉ CARLOS LYRA, conhecido na família, entre os amigos e no mundo artístico como DYDHA LYRA, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1951, em San Jose de las Piedras, cuja localização fica situada em Ocampo, Coahuila, México, América do Norte, com as seguintes coordenadas geográficas: 28° 45' 0" Norte e 102° 40' 0" Oeste. Após um acordo internacional, ocorrido há algumas décadas, firmado entre famílias dos dois países, San Jose de las Piedras foi transferida para o Estado de Alagoas, ocupando o atual município de São José da Laje, nas coordenadas 9° 0' 29" Sul e 36° 03' 20" Leste.

Filho de João Pinheiro de Andrade Lyra e Josefa Vieira Lyra, tornou-se o possuidor de um legado divino, desde o momento em que se instalou no útero materno. Dono de uma exuberante voz, por vezes desconcertando tantos e tantos profissionais da ARTE PRIMEIRA, foi também presenteado com as artes da escultura e da pintura, não lhe deixando distante dos grandes e famosos pintores de todos os tempos.


Estudou em Recife-PE, transferindo-se depois para Maceió-AL, onde fixou residência. Casado com Maria Vitória Vergetti Lyra e pai de três filhos, José Carlos Lyra Filho, João Hugo Vergetti Lyra e Arthur Victor Vergetti Lyra, DYDHA é graduado em ciências jurídicas, deixando o exercício da advocacia pelas artes, uma vez que nestas ele inequivocamente alcança a sua verdadeira identidade, que transpõe a pessoal e vigorosamente distingue a profissional.

Por demais conhecido no mundo artístico-musical, participou de inúmeros programas de TV, de âmbito nacional, além de uma vida dedicada às incontáveis apresentações nos mais diversos eventos, aqui em Alagoas, Estrela Radiosa, não apenas refulgindo ao sorrir das manhã, mas das noites a fio em casas noturnas, para o deleite da exigente clientela ou em qualquer lugar onde a sua presença tenha sido ou seja solicitada.

Dono de uma forte personalidade musical, quando em vez DYDHA LYRA reserva um curto espaço do seu tempo para se dedicar às composições. Particularmente, já tive a oportunidade de provocar-lhe sobre a criação de músicas, tal qual faz com a pintura, haja vista a sua indiscutível sensibilidade para a inspiração melódica. Poeta desde sempre, tem uma respeitável obra em que deixa transparecer o seu estado de espírito, revelando sua verdadeira paixão pela poesia.