"O Bruxo" ou "O Mago" dos Sons
HERMETO PASCOAL nasceu em Olho D'Água Grande, próximo a Lagoa da Canoa onde foi criado, no dia 22 de junho de 1936. Distrito de Arapiraca-AL, Lagoa da Canoa emancipou-se, oficialmente, em 25/01/1963. Músico, compositor e arranjador, o alagoano salta e dança no palco como se fosse um menino. Multi-instrumentista, o mestre toca teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante e uma infinidade de instrumentos ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém a mesma tradição desde os anos 70. Compositor compulsivo, compõe sem parar. Nos anos 90, para o projeto “Calendário do Som”, publicou uma música por dia que foram reunidas em um livro de 414 páginas, lançado em 1999. Ao longo de sua carreira já gravou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações.
Em 2007, disponibilizou integralmente sua obra para gravação, dizendo “aproveitem bastante” aos músicos de todo o mundo. Reconhecido e adorado mundialmente por seu papel na história da música brasileira, por seu talento como instrumentista, arranjador, improvisador e compositor, HERMETO criou conceitos como música universal, cifragem universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente. Com carreira que se iniciou em 1950, em Recife-PE, no início dos anos 70 já ganhava fama internacional ao participar do disco “Live-Evil” de Miles Davis. Na ocasião, Miles disse que ele era “o músico mais impressionante do mundo”. HERMETO formou importantes grupos, entre eles o Quarteto Novo (1967) e o Brazilian Octopus (1969), além de ser reconhecido fora do país graças às apresentações e participações em grandes festivais, como o de Montreux (Suíça), em 1979, quando foi editado o álbum duplo Hermeto Pascoal Ao Vivo.
Em 2017 lançou 2 discos, Hermeto Pascoal & Grupo - No Mundo dos Sons, pelo Selo SESC, e Hermeto Pascoal e Big Band – Natureza Universal, com patrocínio da Natura Musical. “O bruxo" ou “O mago”, como o chamam, é considerado por boa parte dos músicos um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Ao longo de sua carreira, já adaptou muitos objetos como instrumentos musicais, tais como: chaleiras, brinquedos de plástico, serrotes e latas, extraindo música boa de qualquer coisa. Compôs peças sinfônicas e excursiona frequentemente pelos Estados Unidos e Europa, onde é muito popular. Em suas apresentações, o público é agraciado com grandes sucessos de sua carreira, além de improvisos em diversos instrumentos e objetos inusitados, de maneira interativa com a plateia. Nesta turnê especial, o Grupo formado por HERMETO fica em evidência como uma espécie de “Nave Mãe” por onde passaram grandes instrumentistas da música brasileira, como Carlos Malta, Jovino Santos Neto, Nenê, Márcio Bahia, Vinicius Dorin, Heraldo do Monte, entre muitos outros.
Atualmente, o Grupo é formado por Itiberê Zwarg (baixo), Jota P. (saxes e flautas), Fabio Pascoal (percussão), André Marques (piano) e Ajurinã Zwarg (bateria), além, é claro, de HERMETO PASCOAL, o “Campeão”!